SEJA BEM VINDO!!!!

          A Escola Comunitária "Brilho do Cristal" fica situada no Vale do Capão,pequeno povoado entre as montanhas, com aproximadamente mil e quatrocentos habitantes, numa altitude de cerca de novecentos metros.O Vale do Capão pertenece ao distrito de Caeté-Açú, no município de Palmeiras,Chapada Diamantina, no centro geográfico do Estado da Bahia. A escola tem como objetivo principal garantir os direitos atribuídos às crianças na Constituição, possibilitando de forma autónoma, criativa e plena  a construção de conhecimento a partir do desenvolvimento de todas as suas potencialidades.
Para alcançar o objetivo proposto a escola "Brilho do Cristal" busca :
Desenvolver  ações pedagógicas  tendo como base metodológica o trabalho com projetos, numa perspectiva eco-estética, de maneira transdisciplinar.
Trabalhar os conteúdos das áreas de estudo de Português, Matemáticas,Ciências, História, Geografia, Arte, Educação Física e Educação Ambiental, a partir da execução do projeto de pesquisa.
Incentivar a leitura e a escrita, respeitando a linguagem local, incentivando o registro gráfico e estético das estórias contadas pelos "avós", criação de poesias, elaboração de relatórios das actividades cotidianas da escola, construção de textos teatrais e composições musicais.
Contemplar, nas ações pedagógicas, o diálogo entre a escola "Brilho do Cristal" e Comunidade.
Executar ações externas que beneficiem a comunidade do Vale, com todos os que fazem a Escola.
A Escola "Brilho do Cristal"  se caracteriza enquanto escola experimental, que propõe uma construção curricular não autoritária, mediatizada pela realidade do sujeito como forma de possibilitar a transformação da sociedade a partir da conscientização do povo, do seu valor e do seu real papel na sociedade. Para tanto defende o diálogo amoroso e a arte como fundamentais no processo de construção de conhecimento.

        A Escola Comunitária "Brilho do Cristal", não pertence a nenhuma instituição pública governamental, sua instituição mantenedora é a Associação de Pais, Professores e Amigos da Escola Comunitária "Brilho do Cristal".
        A "Associação Brilho do Cristal" não tem fins lucrativos e sua finalidade é buscar parcerias com o intuito de manter a escola. Atualmente contamos com os seguintes parceiros:
Programa Conexão Vida "Progetto Agata Smeralda", Prefeitura Municipal de Palmeiras e Sócios Contríbuintes (pais e amigos).
Nosso objetivo é de à partir dessas parcerias pensar a construção da autonomia da Escola, para que no futuro próximo possamos melhorar e ampliar cada vez mais nossas ações pedagógicas no âmbito da Escola e da Comunidade.

        Além das parcerias financeiras temos as parcerias de mão-de-obra que se realizam através da participação coletiva ( alunos, professores, corpo administrativo e associados).
Esta participação coletiva é incentivada por mutirões, forrós, pedágios, passeios, almoços festivos, assembléias, reuniões pedagógicas bimestrais, administração coletiva, prestação de conta mensal, formação continuada, planejamento coletivo, merenda coletiva e ações pedagógicas participativas,contextualizadas e criativas.
         Nossa realidade financeira ainda é muito precária, porém, acreditamos que " trabalhando juntos" podemos vencer o desafio.




Corpo Docente.














10 comentários:

  1. Muito boa a idéia do blog da escola, espero que postem as atividades para que eu possa acompanhar a educação dos meus 3 netos (Inti Yan, Iara Amazona e Tupan Odua)mesmo estando tão longe! Abraços!

    Marly

    ResponderExcluir
  2. Oi Marly, seja bem vinda. O blog ficou um pouco esquecido, pq eu (sarah hallelujah) que fazia as postagens fui embora do vale, mas estou passando a "peteca" para um pai do brilho, Zéu, ele irá dar continuidade a esse projeto.
    Abraço
    Sarah

    ResponderExcluir
  3. Ola bom dia ,vcs poderiam me informar um telefone de contato ... estou mudando para o vale e tenho um filho de 6 anos ...gostaria de algimas informações sobre a escola .

    ResponderExcluir
  4. Ola bom dia ,vcs poderiam me informar um telefone de contato ... estou mudando para o vale e tenho um filho de 6 anos ...gostaria de algimas informações sobre a escola .

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito da pedagogia Waldorf devido conheça um pouco estou sempre pesquisando onde tem.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Estou indo morar no Capão com uma neta de 6 anos, já tenho algum conhecimento da escola pois já tive uma sobrinha neta ai com vocês ( foi por pouco tempo, mas as referências são as melhores).quero minha neta ai. Preciso saber se tenho que fazer reserva e o que é preciso pra efetivar a matrícula . Um abraço carinhoso e até breve

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Estou indo morar ai no Capão e quero matricular minha neta de 6 anos, como devo proceder? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Gostaria de saber como é o sistema de matriculas na escola, estou me mudando para o capão e tenho uma filha de 6 anos,e gostaria de uma vaga para ela na escola! Desde já agradeço a atenção!

      Excluir
  8. Olá! Gostaria de saber como é o sistema de matriculas na escola, estou me mudando para o capão e tenho uma filha de 6 anos,e gostaria de uma vaga para ela na escola! Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Qual telefone para entrar em contato ?
    Abraço Fraterno

    ResponderExcluir